UM PROJETO QUE TRANSMITE AFETO E UNIÃO – ARQ. ALE MOSNA
Na reforma do living, a integração foi a protagonista, trazendo ao lar um amplo espaço para socialização entre família e amigos.
O grande desafio para um projeto arquitetônico de reforma em prédios antigos inicia-se na obtenção de informações precisas para dar início aos estudos e projetar com segurança as mudanças estruturais na edificação, principalmente quando queremos eliminar as paredes com o propósito de ampliar vãos, criando assim os tão desejados espaços de convivência.
Foi assim para o projeto de reforma desse living de 70,00 m² em um apartamento com localização e tamanho privilegiados, desenvolvido para um jovem casal com filhos adolescentes. A arquiteta Ale Mosna, com a colaboração de sua colega Juliana Dal Pont, se debruçou sobre o importante trabalho de pesquisa da estrutura do prédio, contando com apoio desde o engenheiro e construtor da época até novos engenheiros especialistas, para descobrir o que era possível reformar.
Dessa forma, com reforços de vigas e pilares metálicos para apoio dos andares superiores, a remoção das paredes pôde ser realizada, permitindo a sonhada integração dos ambientes. O projeto, que reconfigurou os espaços existentes, incluiu também o nivelamento de pisos, cobertura e fechamento com esquadrias de vidro duplo da antiga sacada.
Integração e união são palavras-chave para cada ambiente.
O novo layout ganhou desde um hall de entrada, onde um painel de espelhos oculta um closet e sapateira para a família, até um espaço para bar, com adega e café junto à área de estar e jantar, onde todos ficam próximos e bem acomodados. Já o espaço idealizado para jogos de videogame do filho, filmes e música, acabou se tornando o local mais disputado da casa pelo aconchego e conforto que transmite.
Tanto ali quanto nos demais ambientes, reúnem-se não somente a família, mas também amigos e convidados para confraternizar. Nessa família apaixonada por esportes, com pai preparador físico e filhos atletas, uma das paixões é o basquete, que ganhou lugar especial com uma grande cesta para acomodar algumas das várias bolas da coleção. Outro ambiente onde ninguém mais fica sozinho é a cozinha, que, após a reforma, está integrada ao jantar, ao estar e à churrasqueira.
A cozinha, que acomoda todos para refeições mais rápidas do dia a dia, ganhou uma cristaleira e uma ilha, antigos sonhos da família. Os espaços foram pensados com tons neutros e sóbrios para garantir a modernidade. Destaque para os tampos em pedra natural quartzito Perla Santana que dominam a área, e ainda marcam presença na base do móvel do home theater junto ao living, onde emolduram a lareira ecológica, mais um desejo realizado.
A disputada sala de jogos alia o moderno mundo dos games à tradicional coleção de discos de vinil, CDs e DVDs dos pais guardados em um charmoso baú, além do nostálgico aparelho 3 em 1, cuidadosamente acomodado dentro do móvel, trazendo memórias afetivas a esse espaço.
Nesse ambiente também temos uma parede de nichos onde estão objetos de viagens, além de mantas para se aconchegar no grande futon junto ao recanto envidraçado, próprio para ouvir um bom som ou curtir com os amigos.
Um projeto repleto de detalhes que dão um toque especial, desde o papel de parede com assinatura da Versace no lavabo, toques dourados no décor e o charmoso piso vinílico que permitiu uma reforma mais rápida sem perder o conforto. Assim, a Ale nos mostra que a integração está presente não somente por meio do layout, mas também de escolhas de acabamentos, móveis e objetos repletos de afeto.
ARQ. ALE MOSNA