Blog

UM AMBIENTE PARA INTEGRAR GRANDES ENCONTROS – ARQ. CATIA GIACHELIM

Casal buscou imprimir a própria personalidade em espaço para receber familiares e amigos

Cozinhar combina com uma boa conversa entre amigos, um encontro cheio de lembranças e projetos para o futuro com a família ou um momento de conexão a dois. Entre um prato e outro, aquela risada gostosa proporcionada pela satisfação de grandes encontros sempre cai bem. Começar a vida a dois com um espaço acolhedor, projetado para receber bem ou para se ter jantares íntimos, é um indicativo positivo para os recém-casados.

Foi com esse intuito que um casal na faixa de 20 anos decidiu investir na reforma da área social integrada de um apartamento Serra Gaúcha. Com living, cozinha e sala de jantar, o espaço de 60 metros quadrados em Flores da Cunha ganhou um ar contemporâneo. Na reforma, uma decisão pouco comum foi a retirada da churrasqueira do segundo pavimento. A mudança foi realizada para que se seguisse uma das premissas do projeto: imprimir a personalidade do casal.

Nesse caso, a opção de serem vegetarianos não condizia com a presença do tradicional equipamento das casas no RS. Aliás, com a ideia de criar um local bem ao próprio estilo, a dupla fez uma pesquisa ampla para as intervenções e, por isso, colaborou de forma bastante ativa principalmente para o processo de busca para os acabamentos a serem usados. É que eles tinham um objetivo claro do que desejam nesse início de vida conjugal: criar um ambiente funcional para as necessidades diárias, mas também aconchegante para os convidados em momentos de lazer.

Uma das soluções mais interessantes do projeto foi revestir as paredes com painéis, o que gerou uma sensação de integração da área social. Os acessos ao lavabo e a lavanderia foram feitos com portas tipo painel no mesmo acabamento do restante para dar a integração. Os móveis são em tons fendi e amadeirado.

Para contrastar, os tampos da bancada e da pia foram feitos em pedra preta. A composição cria uma atmosfera elegante sem comprometer a sensação acolhedora. No primeiro pavimento, o trabalho foi deixar o local mais agradável com a perspectiva de utilizar-se o mesmo estilo da área mais íntima da casa.

Os painéis também estão presentes na parede onde fica anexada a TV, mas agora em branco. O sofá em off-white é um convite para ficar superconfortável e quem preferir tem ainda poltronas para se sentar. Nessa área, um diferencial é o uso de um painel ripado, que permite esconder a escada e fazer um aproveitamento com o mobiliário.

Se a ideia é reunir amigos e familiares, o espaço para acomodá-los tem que ser generoso. São cinco lugares à bancada, com cadeiras em cor amadeirada. Por ali, fica a estação de trabalho do cozinheiro, que consegue preparar os pratos enquanto os visitantes se aconchegam por perto. Aliás, pode ser mais de um cozinheiro.

Tem espaço de sobra para quem quiser fechar uma dupla. Já na sala de jantar, são oito assentos estofados e uma mesa em madeira. Mantendo apenas o piso e teto, a área social integrada também teve mudanças na iluminação, ponto essencial para criar um estilo mais contemporâneo ao apartamento. Um lustre colocado acima da escada de acesso ao pavimento superior traz um charme especial ao ambiente.

Outro destaque é uma luminária em pêndulo instalada na área do lavabo. Ou seja, o cuidado está por cada cantinho da área social integrada, criada para gerar aconchego em todos os momentos.

ARQ. CATIA GIACHELIM