Blog

QUANDO A ARQUITETURA E A PAIXÃO PELA MÚSICA SE ENCONTRAM – ARQ. SILVANA GARCEZ

Em um projeto que uniu arte, música e design, arquiteta cria ambiente criativo, aconchegante e inovador

Transformar um apartamento de 260 metros quadrados em um refúgio aconchegante e cheio de personalidade: esse foi o desafio da arquiteta Silvana Garcez, cujo trabalho começou ainda durante a construção do edifício. O principal desejo dos clientes era encontrar um espaço para o piano eletrônico da família — o qual o morador toca e tem muito apreço — de forma que ficasse esteticamente bem resolvido.

Foi assim que surgiu a ideia de posicionar o instrumento em um local nobre do living, para ficar totalmente integrado quando estiver em uso e ainda aproveitar a vista privilegiada do 24º andar do apartamento para o skyline de Caxias do Sul. A solução encontrada foi criar um aparador, projetado pela arquiteta, que transforma o instrumento em uma peça decorativa para apoiar objetos de arte com a assinatura de artistas brasileiros nos momentos em que não está em uso.

“Complementamos o cenário com uma cadeira de antiquário Luiz XV, folhada a ouro, posicionada estrategicamente para ambientar quando não está em uso, e ser funcional no momento de tocar o piano.”, explica a arquiteta.

“Outro desejo dos clientes era ter uma lareira. Como o apartamento não contemplava a tubulação para lareira à lenha, conseguimos deixar uma espera para lareira a gás automatizada. O resultado foi uma lareira toda revestida em mármore Gris Armani, que se tornou protagonista no living.”

Além disso, o projeto incorporou uma seleção de objetos de arte assinados por artistas brasileiros, incluindo obras de Nara Ota, estúdio Manus, Tânia Araújo, Atelier Le Motif, peças de Cida Lima e uma tela de Denilson Machado.

O projeto foi, inclusive, selecionado para a publicação da Casa Vogue no YearBook 2023, após passar pela curadoria da revista. Em uma proposta que une arte, música e design, este é apenas mais um exemplo de como a criatividade e o trabalho em conjunto com os clientes podem transformar qualquer espaço em algo extraordinário.

ARQ. SILVANA GARCEZ