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MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS COMO PREMISSA PARA O SIMPLES E ACOLHEDOR – ARQ. CAMILA SIRTORI E ARQ. GABRIELA LAMPERT

Imóvel construído para ser uma casa passou por intervenções para garantir um ambiente favorável à Educação Infantil

Uma das principais fases do desenvolvimento humano, a idade de zero a seis anos costuma ser o momento em que as crianças passam a frequentar a escola. Para os pais, o desafio é encontrar um lugar com metodologias de ensino compatíveis com os preceitos deles. E a ambientação é fundamental para o processo de aprendizagem. Então, é possível reunir aconchego e estímulo em um mesmo lugar?

A resposta é sim, como mostra o projeto de uma escola de Educação Infantil de Caxias do Sul, que se instalou em um ambiente construído inicialmente para ser uma residência. A ideia é justamente que o local tenha o ar de casa para que as crianças se sintam confortáveis e acolhidas. A reforma envolveu a criação de uma escola humanizada, que estimula a autonomia e a ludicidade entre as crianças.

 A metodologia parte do princípio de que existem inteligências múltiplas e de que os alunos devem encontrar disponibilidade de brinquedos e materiais com os quais têm mais afinidade. Foram criados cantos nas salas de aulas, o que permite que os pequenos busquem a área que preferirem. Os espaços têm ainda mobiliário solto, para que sejam transportados conforme a necessidade dos professores. Um dos destaques é que os móveis são em madeira clara, o que coloca em evidência os brinquedos acomodados neles.

A escolha das cores foi outro aspecto bem trabalhado. A premissa foi oferecer espaços coloridos, mas não super estimulantes para não prejudicar a concentração. A definição foi aplicar tonalidades delicadas, usadas inclusive para demarcar os espaços das inteligências múltiplas. O uso de tapetes e almofadas apareceu como uma forma simples de incentivar as brincadeiras. Junto com as salas de aula, um dos espaços mais interessantes foi o amplo pátio aberto de 250 metros quadrados, que promove a integração com a natureza.

Com uma ligação direta com as salas de aula do pavimento térreo, ele é coberto principalmente por grama para garantir a relação de quintal e horta de uma casa. Por ali, os pequenos podem aproveitar redes e iluminação lúdica ao entardecer. Para completar a conexão com a natureza, os brinquedos são todos de madeira. Um anexo à casa foi construído para ser uma grande sala de atividades múltiplas.

Além de ser usado para brincadeiras, o local abriga aulas de educação física, dança, música, pequenas apresentações e reuniões de equipe da escola. Este espaço se relaciona com o pátio aberto por meio de duas grandes porta-janelas, o que traz um pouco da área externa para a interna. Foram colocadas cortinas que podem separar os ambientes quando houver necessidade de uso simultâneo para atividades diferentes ou funcionar como grandes cortinas de um palco de teatro.

ARQ. CAMILA SIRTORI E ARQ. GABRIELA LAMPERT