Blog

INSPIRAÇÃO QUE VEM DE UMA BOA TAÇA DE VINHO – ARQ. CLARISSA ZANATTA

Arquiteta Clarissa Zanatta levou em consideração as cores e texturas da bebida para criar um ambiente comercial icônico

A arquitetura desempenha um papel essencial quando se trata de criar um espaço acolhedor, que atende a uma ampla variedade de requisitos, ao mesmo tempo em que mantém a sofisticação. O projeto desenvolvido pela arquiteta Clarissa Zanatta é um exemplo brilhante disso, ao solucionar diversas necessidades, mesmo em um espaço pequeno. A profissional foi capaz de unir um wine bar, um empório de produtos e um espaço para mini eventos em apenas 180m², distribuídos em dois pavimentos. Além de sofisticado, o local ainda é funcional, possuindo grande área para estoque de produtos e oferecendo muitos lugares para o público sentar.

Ousado, esse ambiente é parte de um complexo gastronômico que abriga todas as nuances do prazer culinário, desde almoços em família até animados happy hours com amigos. O mais interessante é que durante o desenvolvimento desse empreendimento, o cliente que operaria o local ainda não estava definido e a arquiteta teve o desafio de criar um projeto que pudesse ser uma tela em branco para qualquer marca relacionada a vinhos.

Assim, para realizar esse empreendimento, Clarissa realizou uma grande pesquisa com consultorias da área para entender as reais necessidades do ambiente. Com essas informações em mãos, a arquiteta foi capaz de criar um espaço 360º, pensado para a operação e exposição dos vinhos.

O CONCEITO DA BEBIDA APLICADO NA PRÁTICA

Inspirada pela bebida ancestral, a responsável pelo projeto apostou em uma abordagem inteligente ao escolher cores e texturas que remetem ao vinho para o complexo gastronômico. Para isso, foram utilizados materiais como pedra para a base dos balcões, veludo bordô nas cadeiras e móveis em preto e amadeirado. Outro aspecto fundamental do projeto é a iluminação. A luz foi meticulosamente projetada para criar um ambiente acolhedor e convidativo, proporcionando o cenário perfeito para o cliente se sentir à vontade enquanto desfruta de uma boa taça de vinho com a família ou amigos. Além disso, outro diferencial é a valorização da mercadoria por meio de expositores em preto, que chamam atenção para as garrafas de vinho expostas.

FUNCIONALIDADE PENSADA NOS MÍNIMOS DETALHES

E quando a funcionalidade entra em questão, o projeto não deixa a desejar. Os móveis selecionados para integrar o espaço foram escolhidos reconhecendo que diferentes momentos pedem configurações diversas. Mesas com cadeiras confortáveis convidam os clientes a relaxar e permanecer. Outras tipo bistrô, com banquetas altas, oferecem a agilidade necessária para grupos que desejam experimentar uma seleção diversificada de vinhos. Já as mesas pequenas com poltronas são ideais para encontros mais íntimos.

ARQ. CLARISSA ZANATTA