Blog

INSPIRAÇÃO DA VEZ: QUATRO AMBIENTES INTEGRADOS – ARQ. FLAVIA MATTANA

Limites invisíveis entre um ambiente e outro ficam claramente setorizados conforme a disposição bem pensada dos móveis

Imagine poder reunir tudo o que precisa e o que mais gosta em apenas um ambiente. E, mesmo que pareça um, na verdade são vários. O projeto que abraça living, cozinha, escritório e espaço kids é grandioso pelo conforto, mas especialmente por conseguir unir todos os frequentadores.

Desde crianças até as pessoas que estão na cozinha ou na sala assistindo à televisão conseguem participar. Todos esses espaços estão elegantemente distribuídos nos 60m2 do segundo pavimento de uma casa, em Caxias do Sul. Os limites invisíveis entre um ambiente e outro são demarcados através da disposição inteligente da mobília. Um dos pontos altos é a ilha em forma de bancada – super espaçosa, que integra a cozinha e a churrasqueira.

A bancada, ainda, criou uma área de transferência para a mesa de jantar. Desta forma, há mesa para lanches rápidos e para um jantar com família e amigos. “O projeto não ‘enjoa’. Pode ser mutante ao ponto de acompanhar e servir nas diversas fases de vida de uma família”, enfatiza a arquiteta Flavia Mattana. Os detalhes também fazem a diferença. O tapete em tons terracota e neutros proporciona unidade visual e realiza conexão entre os móveis sob medida e o mobiliário solto.

A LAREIRA CLIMATIZA DOIS PAVIMENTOS DE UMA SÓ VEZ

Beleza não basta para esta casa, já que funcionalidade aparece em todos os cantos. Prova disso é a lareira de dupla combustão. Esse formato garante a climatização de todos os espaços, além do terceiro pavimento, onde há os quartos do casal e dos dois filhos pequenos.

As crianças, inclusive, podem ficar à vontade no espaço kids ao lado do escritório – ambientes que são separados da cozinha por uma estante de nichos. Como se percebe, estratégia e elegância realçam esta proposta que enche os olhos de quem visita.

“O projeto não ‘enjoa’. Pode ser mutante ao ponto de acompanhar e servir nas diversas fases de vida de uma família”, diz arquiteta

ARQ. FLAVIA MATTANA