Blog

ESPAÇOS DE AMOR E CUIDADO: UM LAR DA VELHICE RENOVADO – ARQ. DANIELA COPETTI E ARQ. MAX MANOEL

Arquitetos Daniela Copetti e Max Manoel conduziram a reforma do novo Lar da Velhice, com foco em funcionalidade e minimalismo

O Lar da Velhice São Francisco de Assis, instituição sem fins lucrativos de Caxias do Sul, abraça há anos a missão de proporcionar um ambiente de qualidade para idosos em situação de vulnerabilidade. Agora, com o auxílio dos arquitetos Daniela Copetti e Max Manoel, o espaço ganhou uma revitalização completa, com uma edificação institucional tradicional sendo transformada em um recinto moderno, funcional e voltado ao cuidado.

De acordo com os arquitetos, a principal missão do projeto era ampliar e qualificar os espaços já precários da edificação antiga: “Com recursos do Lions Internacional e do fundo pró-social, conseguimos construir uma nova ala da saúde, reunindo fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional e enfermaria, garantindo um atendimento de qualidade para os idosos”, explica Daniela. A ala de alimentação e serviços também foi uma prioridade, proporcionando um amplo refeitório, uma cozinha equipada e um depósito de alimentos, além de um espaço para acompanhamento nutricional e novos vestiários.

“Essa reforma faz parte de um masterplan para reorganização de zoneamento e fluxos de todo o Lar da Velhice, melhorando diversas áreas e criando novos e modernos espaços para melhor atender os idosos residentes”, afirma Max. Ainda de acordo com o arquiteto, a renovação da edificação antiga também foi um diferencial: “Os espaços foram projetados para se integrar de forma harmoniosa com a natureza, com grandes aberturas e claraboias que trazem luz natural e vegetação para o interior do Lar”.

O minimalismo também foi marca do projeto, com formas puras e cores neutras que transmitem a sensação de solidez e formalidade, além de um toque de harmonia e equilíbrio. Por fim, enquanto as marquises de alumínio ligam os volumes de maneira elegante, a capela central recebeu uma pintura da artista Ananda Galeti, refletindo o amor e o cuidado dedicados aos idosos do Lar da Velhice.

A reforma da ala de alimentação e serviços também foi uma das prioridades do projeto. Espaços foram projetados para se integrar com a natureza, com grandes aberturas e claraboias que trazem luz natural para o interior. Minimalismo foi a marca do projeto, com formas puras e cores neutras que transmitem calma e tranquilidade.

ARQ. DANIELA COPETTI E ARQ. MAX MANOEL