Blog

ESPAÇO DE MEMÓRIAS – ARQ. FLÁVIA MATTANA

Cozinha de 40 anos é repaginada e ganha nova vida, abraçando o moderno e o contemporâneo sem deixar de lado o charme e estilo original

Uma cozinha de 22m² com décadas de histórias, onde o tempo deixou marcas carinhosas. Esse foi o espaço escolhido para um projeto de reforma voltado para a proprietária, que vive há quatro décadas nesta casa.

Aos fins de semana, a cozinha é palco de momentos de união e refeições saborosas com filhos e netos, tornando-se o coração da casa. Por isso, ao iniciar o projeto, a escolha foi por utilizar elementos já presentes, preservando o fluxo do ambiente e, claro, sua história.

“Quanto mais trabalho em reformas de interiores, mais vejo a semelhança entre os interiores emocionais, as memórias e os significados que um ambiente representa. A arquitetura de interiores está para a casa assim como a alma está para o corpo”, afirma a arquiteta Flávia Mattana.

O objetivo era aumentar a quantidade de armários e climatizar o ambiente, uma vez que a casa é fria no inverno devido ao seu pé-direito alto. As portas de cerejeira foram transformadas em gavetões, mantendo a modulação original.

A coifa em inox foi complementada por uma estrutura metálica aérea e prateleiras, trazendo harmonia estética ao projeto. Outras mudanças incluíram a instalação de um fogão à lenha de dupla combustão, o uso de porcelanato no piso e cerâmica nas paredes, garantindo sofisticação e facilidade de manutenção.

O mesmo porcelanato foi utilizado nos rodapés do mobiliário, criando uma sensação de continuidade. A adição de uma bancada para refeições rápidas trouxe charme e conforto para o dia a dia. Já a iluminação foi planejada com perfis de LED sobrepostos, proporcionando uma luz acolhedora e eficiente na bancada da pia e dentro da coifa.

 Agora renascida, a cozinha segue conservando a essência e as memórias da casa, ao mesmo tempo em que abraça o novo e o contemporâneo. É um espaço que reflete a alma da casa, criando um ambiente especial para a proprietária e sua família.

ARQ. FLÁVIA MATTANA