Blog

DESIGN ASSINADO, CRIAÇÕES EXCLUSIVAS – ARQ. FELIPE GARGIONI

A mistura democrática de materiais foi o que possibilitou o equilíbrio entre o rústico, o elegante e o suave

Memória afetiva é a alma da casa. Rústico e um pouco gasto, mas, mesmo assim, nobre, o piso de madeira de demolição dá legitimidade a essa afirmação. Na sala de jantar, as cadeiras do designer Jader de Almeida mostram um dos contrapontos que são a essência desse projeto: o inusitado casamento do rústico e pretérito com a suavidade dos traços. Atualizando o dito popular “quem casa quer casa”, família com filhos quer mais ainda.

Este projeto propôs uma reforma geral para a família ir morar — um casal de jovens empresários e dois filhos pequenos. A casa, num condomínio na Serra Gaúcha, foi entregue aos donos no padrão da construtora, isto é, básica em revestimentos e acabamentos. Agregar conforto e funcionalidade, além de imprimir elegância, foram as propostas do projeto. Em uma área de 300 m2, distribuída em três pavimentos, a sobriedade dá o tom principal, embora essa característica também precisasse ser acomodada entre elementos e mobiliário de estilo rústico, além de ganhar um afago de suavidade.

As premissas do projeto giram em torno de uma casa arejada, aconchegante e funcional. Para trazer um toque de modernidade, mas, sobretudo, para dar espaço à arte, peças de design de artistas brasileiros nas salas de estar e de jantar também somaram personalidade. Mediado pela mão do equilíbrio, o rústico conseguiu ser suave em boa medida, um desafio para o projeto. Um dos recursos que permitiram tal sintonia foi apostar na criatividade e no despojamento de artistas brasileiros, expressos em peças de mobiliário.

A Poltrona Mole com apoio para os pés, de Sérgio Rodrigues, é observada bem de perto pelo cocar de tribo indígena trazido de Rio Vermelho, na Bahia. Ele aparece emoldurado na parede, em área delimitada do living. Na parede oposta a um extenso painel amadeirado, que dá o tom do estar, o cinza que migra para o jantar aparece em uma estante de livros em laca, trabalhada pela marcenaria. O segundo pavimento, antes todo compartimentado, desceu paredes para uma integração total, desejo da família. Cozinha, sala de jantar e de estar se transformaram quase que num cômodo só.

Nesse pavimento, ainda estão o lavabo e a lavanderia, únicos espaços reservados do andar, camuflados por portas-painel atrás da cozinha. Responsável por ajudar na criação de ambientes que despertam a sensação de acolhimento, o luminotécnico cênico, com a utilização de lâmpadas picco, que não geram ofuscamento, mas iluminam bem, inclusive o chão, foi uma das escolhas. As luminárias pendentes, do designer Jader de Almeida, na sala de jantar, também cumprem esse papel e ajudam a compor uma atmosfera intimista. Se há algo unânime nessa vida, é que inverno bom é inverno ao redor da lareira. No living, ela é a expressão máxima do conforto. Além disso — aqui vale lembrar que se trata de uma casa na Serra Gaúcha —, os raios solares, ajudam a aquecer a casa e, por isso, são muito bem-vindos.

Cortinas de tecidos leves e claros, no living e na suíte, aproveitam, além da luz natural e de calor, as estampas que o sol projeta sobre os ambientes. Atendendo ao pedido expresso dos donos, a casa ganhou, na área gourmet, onde os convidados são recebidos para confraternizações, um revestimento quadriculado, que imita azulejo xadrez em preto e branco – assinado pelo escritório e impresso especialmente para esse projeto.

Ele emoldura a pia e a rodapia, e dá personalidade ao espaço. O concreto nas paredes lembra que o rústico também reside ali. Na suíte do casal, o branco predomina como bruma, envolve o ambiente e convida para o descanso o casal que administra a energia de duas crianças pequenas. Além do branco, os tons de madeira e o cinza completam a paleta do ambiente, resumida pelo tapete também com design exclusivo do escritório.

Com sua cuba escavada em rocha inteira, o lavabo mostra a personalidade forte do ambiente, onde também, mais uma vez, aparece a união entre o bruto e o suave. O papel de parede com a textura da palha natural forma o par. Co-autoria: Lucas Thomas.

ARQ. FELIPE GARGIONI