Blog

ARQUITETURA CORPORATIVA: LAYOUT EFICIENTE MESCLA CONFORTO E PRODUTIVIDADE – ARQ. GABRIELA MELETTI E ARQ. GRASIELE FORINI

Transmitir a identidade da marca de uma empresa, refletindo seus valores, missão e visão é um dos desafios da arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa desempenha um papel significativo no posicionamento de uma empresa. É ela que ajuda a criar uma identidade visual coesa e uma experiência memorável para clientes, colaboradores e parceiros comerciais. O mercado de soluções em transporte é um dos mais notáveis da região, projetando cidades como Caxias do Sul para o mapa global de negócios. Quando uma empresa alcança este patamar de escala global de produção, uma das primeiras ações é se posicionar institucionalmente como marca para solidificar credibilidade e converter negócios.

Foi assim que uma empresa do ramo, de Caxias do Sul, foi incorporada a um grupo multinacional, que oferece soluções de tecnologia reconhecidas globalmente que aumentam a inteligência, a segurança e a eficiência no transporte público. Ao se tornar parte da empresa, adaptações de identidade visual foram necessárias. E foi este o desafio das arquitetas Gabriela Meletti e Grasiele Forini, em coautoria com Geyson Marin, no projeto de padronização de layout da empresa.

Bem-estar também é sinônimo de produtividade

O projeto teve início pela elaboração de uma sala exclusiva para a engenharia: cerne das soluções oferecidas pela empresa. Antes, os colaboradores ficavam em salas separadas, o que dificultava a comunicação e a fluidez das demandas. O novo projeto foi pensado a partir do que se chama de layout eficiente, que leva em conta a funcionalidade dos espaços. Um ambiente de trabalho bem projetado e planejado pode influenciar positivamente o desempenho dos colaboradores.

A disposição dos móveis, equipamentos e áreas de trabalho foi otimizada para promover uma circulação fluida e facilitar a realização das tarefas diárias. A nova proposta também desvia de obstáculos e minimiza a necessidade de deslocamentos desnecessários, o que economiza tempo e energia dos colaboradores. Agora, os engenheiros trabalham todos no mesmo ambiente, de forma colaborativa e com otimização de recursos.

Além das estações de trabalho, o ambiente conta com área de descanso e zona de descontração que estimulam a criatividade e o pensamento fora da caixa. Os elementos que traduzem as benfeitorias vêm das paredes revestidas em vidro adesivado, carpete no piso e marcenaria sob medida integrados à identidade visual da empresa.

O bem-estar e o conforto não ficam de fora quando o assunto é arquitetura corporativa. Poltronas de descanso compõem o ambiente integrado com uma ampla mesa de reuniões e uma estação de café. A circulação livre proporciona maior sensação de bem-estar, otimizada também pela paleta de cores neutras e o azul da marca, que auxilia no foco e concentração.

Reconstrução: os desafios de um projeto de readequação estrutural

O que hoje é a sala da engenharia, desejada por todos os colaboradores da empresa, antes era um almoxarifado. Isso porque, antes de receber o setor administrativo e criativo, a estrutura da sede comportava a fábrica. Por isso, o maior desafio foi repensar a configuração do projeto. “Tivemos que pensar na nova estrutura mas com custos limitados, incluindo o reposicionamento da parte hidráulica. Era um espaço totalmente sem estética nem sequer infraestrutura de uma sala”, comenta Gabriela Meletti.

O resultado agradou tanto que a adequação do layout se estendeu para outros ambientes. A empresa era carente de uma sala de reuniões para receber confortavelmente clientes e, agora também, investidores e executivos de outras filiais de fora do país.

A opção, aqui, foi manter as características rústicas do pavilhão pré-fabricado, mas com uma proposta mais condizente com o ambiente corporativo. Para isso, as arquitetas optaram por cores mais sofisticadas dentro da paleta de cores do manual da marca. “Tomamos partido do rústico, mas trouxemos sofisticação optando por painéis madeirados e investindo em iluminação”, descreve Gabriela Meletti.

ARQ. GABRIELA MELETTI E ARQ. GRASIELE FORINI