À LA FRANÇAISE – ARQ. DAIANA BALESTRO
Bistrô de nome e arquitetura franceses acolhe os clientes em ambiente integrado de café e empório
O bistrô Brigitte não é francês só no nome. A arquitetura da França serviu de guia para o projeto arquitetônico da sala comercial localizada no número 252 da Rua Ênio Silva Marques, no bairro Sanvitto, em Caxias do Sul. Já na fachada é possível perceber qual foi a fonte de inspiração.
Antes, não havia atrativo algum, apenas um vidro frontal fixo. Hoje, a primeira imagem de quem chega ao local são as paredes cinzas com aplicação de boiseries pretas, vasos, arandelas, floreiras e um toldo, que mesclam partes metálicas e de madeira, características marcantes em qualquer bistrô visto pelas ruas parisienses. No salão – que abriga o serviço de café, empório e restaurante –, o desafio da arquiteta Daiana Balestro foi integrar os ambientes de modo harmônico e que atendesse às necessidades dos proprietários.
O objetivo foi alcançado com a junção entre as áreas de bar e caixa, cuja bancada curva permite que os clientes apreciem o preparo de seus pedidos, seja um café com o bolo do dia exibido na vitrine ou uma tábua com queijos, antepastos, geleias e torradinhas acompanhados de um dos vinhos disponíveis na adega. Um destaque no espaço são os arcos recortados na parede e adornados com o papel de parede em tom acobreado.
Após tomar um café da tarde, o público pode passear pelas estantes e geladeiras do empório e escolher produtos artesanais para levar para casa, entre eles, massas recheadas, lasanhas, molhos, quiches e antepastos. E aí está o diferencial do negócio: tudo o que é produzido e comercializado no Brigitte é seguro para o consumo de pessoas intolerantes ao glúten e à lactose.
E, claro, os itens também servem àqueles que simpatizam com esta culinária, combinando, assim, as necessidades dos proprietários do bistrô – um chef de cozinha que se descobriu celíaco e uma profissional do ramo de eventos que sonhava em inaugurar seu próprio negócio. Também foi necessário encontrar meios de proporcionar aconchego ao público em um espaço inicialmente amplo e com o pé-direito alto, o que foi possível com a instalação de um teto de madeira, mesclado com um mural com vegetação artificial que faz as vezes de fundo instagramável.
O ambiente de atendimento ainda conta com apliques de boiseries na cor marsala, acompanhados da logo do Brigitte, além de arandelas e colunas de lambri que separam os bancos das mesinhas laterais. E no banheiro destinado aos clientes, localizado antes da cozinha, ao fundo da sala de 120m², um item chama atenção: a pia de azulejos brilhantes de cor cobre, feita sob medida para o negócio.
ARQ. DAIANA BALESTRO