MINIMALISMO E ELEGÂNCIA – ARQ. MAX LEONARDO MANOEL E DANIELA ENDRES COPETTI
Projeto arquitetônico combina modernidade, funcionalidade e um conceito minimalista em seus ambientes, tornando-se o lar ideal para iniciar uma família
Todos possuem uma ideia muito específica de como deveria ser um lar ideal. Alguns buscam por modernidade e luxo, outros por espaços abertos e cores vivas. No caso deste projeto, o pedido foi por um espaço que transbordasse elegância, modernidade e funcionalidade. E que, acima de tudo, investisse em um estilo minimalista. Este foi exatamente o resultado entregue a um casal jovem e sua filha pequena, que buscavam um lar acolhedor para receber amigos e reunir a família.
Com um conceito minimalista, a arquitetura do espaço, com área construída de 280m², se destaca por suas formas puras, pelo uso das cores primárias e por sua volumetria elegante. A área social é o coração da residência, e por isso foi projetada com integração perfeita entre os ambientes internos e o paisagismo exuberante da área externa, trazendo a natureza para dentro de casa. A distribuição em três volumes é definida pelo formato cônico do terreno e pela orientação solar, responsável por criar uma harmonia visual surpreendente. Este projeto é um ótimo exemplo de como a arquitetura pode criar espaços de vanguarda, combinando estética e funcionalidade.
O objetivo era criar ambientes excepcionais, integrando elementos naturais e materiais de alta qualidade, mas o resultado foi ainda além. Foi possível valorizar cada detalhe do espaço e proporcionar uma experiência realmente única a seus moradores. O lar que eles sempre sonharam. Arquitetura, afinal, é sobre transformar sonhos em realidade, superando expectativas e criando espaços que inspiram e emocionam — não apenas em ocasiões especiais, mas em todos os momentos do dia.
O acesso principal é marcado por uma grande porta metálica preta, acessada por degraus suspensos em concreto. Nesse trajeto, os moradores são recebidos por um lago natural de carpas, envolvendo a casa junto à vegetação exuberante. A iluminação externa destaca os caminhos e realça a beleza dos materiais naturais e da vegetação.
Natureza, elegância, simplicidade. A piscina, com sua geometria integrada ao terreno, cria a sensação de uma borda infinita, proporcionando um visual incrível ao local. Seu entorno é composto por um piso atérmico branco, perfeito para dias ensolarados de banho de sol, e um deck de madeira que torna o espaço aconchegante e acolhedor para os dias mais frios. Já a lareira em concreto aparente, além de ser um elemento estrutural do projeto, serve como pilar para o volume superior da área íntima.
O vidro ao fundo é sua característica marcante, mantendo a conexão visual com o exterior e convidando os moradores e visitantes a contemplar a natureza do ambiente. O volume da área social e da circulação vertical é todo revestido em concreto aparente, enquanto a área íntima se destaca com textura tropical em uma elegante cor preta. O piso em concreto polido e as esquadrias em alumínio preto complementam o design contemporâneo.
Um dos elementos marcantes do projeto é o balanço de 7 metros, resultante do volume superior de concreto, que confere uma sensação de leveza e dinamismo à construção. Já a marquise metálica de 12 metros, suspensa por cabos de aço, delimita a garagem de forma sofisticada, enquanto as colunas em concreto aparente servem como apoio estrutural, ao mesmo tempo em que proporcionam privacidade e elegância à área da piscina. A entrada de luz natural também foi um grande destaque deste projeto, sendo valorizada com grandes panos de vidro, que proporcionam uma atmosfera iluminada e agradável nos ambientes internos.
ARQ. MAX LEONARDO MANOEL E DANIELA ENDRES COPETTI