ARQUITETURA E NATUREZA EM PERFEITA HARMONIA – ARQ. SAYMON DALL´ALBA
Projeto de cabana em estilo escandinavo e que foge do tradicional contempla ao mesmo tempo glamour e experiência de estar junto ao verde
Você gosta mais do campo ou da cidade? Esta é uma pergunta frequente para definir perfis de consumo. Em projetos arquitetônicos, a resposta ajuda no direcionamento de conceitos mais urbanos ou com toques rústicos. Há um segmento em alta na área de turismo que mescla, em perfeita harmonia, o glamour de hospedagens personalizadas com o que a natureza pode oferecer. É o caso do glamping, nova modalidade de acampamento pensado especialmente àqueles que desejam essa experiência.
O conceito que passeia entre o glamour e o acampamento agrada, sobretudo, casais com aspirações urbanas e campestres. Atento às tendências, o arquiteto e empresário caxiense Saymon Dall Alba é um dos idealizadores do projeto cabana Arau – Cheiro de Mato, no interior de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, juntamente com a arquiteta Bárbara Fernandes Dall Alba e os engenheiros civis Muriel Scopel Froener e Márlon Longhi.
É uma cabana em estilo escandinavo brindada com luxo e doses assertivas de rusticidade. O nome do projeto remete a uma araucária de 400 anos que fica junto à cabana e, segundo o arquiteto, é provável que o bisavô tenha plantado a maioria das araucárias na propriedade. Para a construção da cabana, inclusive, não foram removidas árvores frondosas.
A construção, que tem 30m² de área interna e 41m² de decks externos, foi encaixada entre as árvores. Na planta, em formato de loft, o projeto foge do tradicional e explora ângulos ousados, com lados retos e outros que terminam em zero. Assim, cada ponta tem uma altura, criando a ilusão de ótica de estar em diagonal. Com vista para um lago, o deck externo conta com mesa e cadeiras e uma rede suspensa. No pátio, fogo de chão com sofás de serralheria e espreguiçadeiras.
ARQ. SAYMON DALL´ALBA