Blog

ENTRE CELEBRAÇÕES E MEMÓRIAS – ARQ. VANESSA REIRIZ

Espaço, que é um convite para reunir amigos e familiares, foi pensado de forma a transmitir acolhimento, contemporaneidade e valorizar elementos históricos

Quem adentra o hall deste residencial em um dos principais bairros de Caxias do Sul, logo se depara com um belo piano de cauda em frente a um imponente pórtico de ferro forjado. As letras ”JS” estão gravadas no centro desta porta de entrada que dá acesso a um elegante ambiente destinado aos bons encontros.

Um salão onde a experiência se torna uma verdadeira jornada sensorial. A peça foi preservada das antigas edificações da localidade. Essa herança geracional agrega alma e vida ao salão de festas do residencial. Inspirado nas antigas tabernas, o projeto mescla o resgate histórico com contemporaneidade, entregando um espaço que é um verdadeiro convite à celebração entre familiares e amigos. A adega alta em serralheria preta destaca-se por sua amplitude e requinte, unindo praticidade e estética.

Vale destacar que uma segunda adega, destinada ao melhor armazenamento e preservação das garrafas em condições ideais, complementa o espaço, atendendo perfeitamente os amantes do vinho. O mobiliário em microtextura preta fosca transmite elegância, assim como a pedra natural com acabamento levigado adiciona sofisticação e discrição a sala.

A escolha dos materiais reflete a busca por uma atmosfera intimista e convidativa, tanto no ambiente de estar quanto na cozinha que conta com um fogão industrial. O tapete clássico, assim como o piso com textura em espinha de peixe, dá um ar de tradição e conforto.

As mesas clássicas com tonalidade vinho agregam requinte, enquanto uma robusta cortina de veludo harmoniza com os demais elementos, atribuindo um clima acolhedor ao espaço. Para iluminar o local de uma forma aconchegante, lustres pendentes emanam uma iluminação quente e envolvente. Na decoração, espelhos com molduras douradas conversam com a temperatura da iluminação, ilustrando que cada detalhe foi pensado para inspirar os moradores a desfrutarem de celebrações memoráveis em seu próprio lar.

ARQ. VANESSA REIRIZ